Coordenador : Alexandre Bárbara Soares
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 395719.2206.300932.23062023
Departamento/Setor: VPS
Área Temática : Trabalho
Tipo: Cursos
Publico Alvo : 40 (quarenta) técnicos da proteção básica e especial de média e alta complexidade do município de Volta Redonda.
Objetivo
- Ampliar os espaços de diálogo entre a academia e os executores das políticas públicas do território de abrangência da universidade. - Produzir metodologias que permitam formação e disseminação de conteúdos junto a operadores das politicas, gestores e outros atores do território. - Incrementar os conteúdos de formação acadêmica através da incorporação de temáticas e questões do trabalho cotidiano de aparelhos públicos municipais. - Fortalecer os atores que manejam as políticas, permitindo aos usuários acesso a serviços mais participativos e próximos das demandas dos territórios. - Promover espaços de diálogo horizontal e criativo das equipes da Assistência, permitindo que as mesmas potencializem outras perspectivas de ação e intervenção em seu cotidiano.
Resumo
As relações entre a Psicologia, as ciências sociais como campo de conhecimento e as políticas públicas de Assistência Social são o foco deste projeto. Sua origem esta relacionada a um programa de estágio curricular desenvolvido pelo Departamento de Psicologia da UFF-Volta Redonda junto à SMAC (Secretária Municipal de Ação Comunitária), com ênfase na ação dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), por três docentes da casa. Durante os anos de presença da universidade no interior dos equipamentos, a demanda por modos de apropriação dos fazeres e dos sentidos da política se apresentou de maneira cada vez mais premente. A rotina dos equipamentos cada vez mais requisita que todas as pessoas envolvidas na execução das ações conheçam os detalhes da política, seus pressupostos e modos de operação. Assim, a equipe de docentes da UFF em parceria com a Divisão de Vigilância Socioambiental (DVS) da Secretaria municipal de Ação Comunitária (SMAC) de volta Redonda propõe este projeto de formação em módulos de trabalhadores da proteção básica do SUAS no município.